segunda-feira, 22 de março de 2010

Água apropriada

O dia 22 de março é o dia mundial da água. A AmBev aproveita a ocasião e lança o Movimento CYAN. Uma ação politicamente correta em um mundo de negócios politicamente incorretos. Nesse movimento, a AmBev afirma que cuidar da água do planeta é seu único sonho!

A sustentabilidade está na moda e a AmBev apregoa que tem a preocupação de reduzir o impacto ambiental e preservar os recursos naturais. Mas aderir à moda da década não é condição suficiente. Invertendo a ordem, é condição necessária que o movimento busque se legitimar perante a chamada sociedade civil organizada. Para tanto, o movimento se ancora em uma parceria com uma universidade, a USP – São Carlos, e com uma ONG, a WWF-Brasil. Curioso é que a ONG parceira é uma organização ecocêntrica e não antropocêntrica.

O lema do movimento é o de que “quem vê a água enxerga seu valor”. Não é a toa que a AmBev já há algum tempo adentrou o mercado da água e passou a oferecer a H2OH!, a qual se caracteriza por ser água com sabor de frutas. Fica difícil mesmo não enxergar o valor da água dessa maneira.

Referências Conexas

BREI, Vinícius A. Da necessidade ao desejo de consumo: uma análise sobre o papel do marketing na transformação do significado da água. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (2007: Rio de Janeiro). Anais ... Marketing. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. (Versão integral em CD-ROM do Evento)

TUNDISI, José G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2005.

2 comentários:

  1. Pra mim a H2OH! foi uma sacada da AMBEV, de fazer os consumidores que não tomam refrigerante também consumirem AMBEV. Rotulando como água de sabor, as pessoas que aderem o não consumo de refrigerantes, consomem esse produto sem o peso na consciência de estarem tomando um legítimo refrigerante.
    Agora não havia interpretado com o olhar ambientalmente responsável. Acho interessante o prisma de CUIDAR DA ÁGUA DO PLANETA, pois a água é a materia prima para todos os produtos da organização e há décadas é anunciada que está acabando. Assim, a empresa faz seu trabalho institucional, sem deixar de cuidar do seu negócio, que tem por natureza a água como a principal matéria prima.

    Vitor Nogami
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Vitor,

    Obrigado por visitar o blog. A rigor, a AmBev enxergou o valor da água, mas enxergou mais ainda o valor comercial da água ao lançar a H2OH! A afirmação de que "cuidar da água do planeta é o único sonho" que a AmBev tem, soa estranho, para dizer pouco. A questão é: a AmBev precisa da água como matéria-prima.

    Um abraço,

    Francisco Giovani Vieira

    ResponderExcluir