quinta-feira, 4 de março de 2010

A Blockbuster não é mais a mesma

A festa de premiação e entrega do Oscar será no próximo domingo, dia 7. O Oscar parece ser o mesmo, ou quase isso. A Blockbuster, porém, já não é mais a mesma. Não, pelo menos no Brasil. Desde que foi comprada pelas Lojas Americanas por quase R$ 200 milhões, no início de 2007, a Blockbuster perdeu sua identidade e pouco restou do conceito relativo a disponibilizar lançamentos e filmes de grande bilheteria.

A fusão das Lojas Americanas com a Blockbuster resultou em uma loja com um mix desbalanceado e, aparentemente, confuso, onde se pode encontrar diferentes produtos, mas se tem dificuldade em estabelecer uma associação clara com categorias de produtos que uma vez lembrados remetam o consumidor à loja.

Há algum tempo as Lojas Americanas tem oferecido DVDs e CDs por um preço considerado acessível para os padrões do mercado. Esses produtos, pelo volume e frequência de venda, terminam por oferecer uma razoável contribuição para o fluxo de caixa das Lojas Americanas. Todavia, a mistura dos produtos de conveniência com o serviço de aluguel dos DVDs não tem sido oportuna para aqueles que procuram à loja.

Os antigos freqüentadores da Blockbuster têm hábitos vinculados ao consumo de produtos culturais e demandam atenção e interação no aluguel de DVDs, para as quais as equipes da nova loja não estão preparadas. A ideia de alavancar a venda de produtos das Lojas Americanas por meio de mais de 100 novos pontos de venda adquiridos com a incorporação da Blockbuster pode ter sido bastante atraente à época da realização do negócio, mas ainda está longe de parecer funcional e de oferecer um bom serviço para o consumidor.

Referências Conexas

SUTTON, David; WOGAN, Peter. Hollywood blockbusters: the anthropology of popular movies. Oxford: Berg Publishers, 2010.

MONGA, Alokparna B.; JOHN, Deborah R. Cultural differences in brand extension evaluation: the influence of analytic versus holistic thinking. Journal of Consumer Research, v. 33, n. 4, p. 529–536, 2007.

2 comentários:

  1. Olá companheiro Giovanni!

    É como eu sempre digo: uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Nunca vi uma pizzaria virar também churrascaria e dar certo... nem um açougue virar padaria.

    Um negócio com identidade própria terá muita dificuldade em agregar outro serviço ou produto ao seu portfólio sem descaracterizar-se, ou seja, tendo que modificar o seu valor, caráter e simbologia diante do cliente. Como é possível vender e locar o mesmo produto no mesmo lugar?!

    A força da marca, o foco do negócio e o público da Blockbuster é um, e não é compatível com o das Lojas Americanas, que é outro. Um negócio que tinha tudo para dar errado, só eles que não viram isso. Faltaram nas aulas de marketing...

    Grande abraço, meu amigo!!
    Adriano Berger

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  2. Olá Profº Giovanni e colegas do Blog,

    Concordo com o professor e com nosso colega Adriano e também acredito que a Blockbuster perdeu sua identidade.

    Frequento a Blockbuster antes da compra pela Lojas Americanas e senti uma mudança radical no serviço oferecido. Uma outra questão, são os horários que agora são péssimos!

    Na minha opinião a Blockbuster ficou apenas como um serviço periférico das Lojas Americanas e isso acabou com o diferencial da locadora. Antes tínhamos a Blockbuster com um serviço de entretenimento, com títulos inéditos e variados, atendimento personalizado, atendentes que conheciam os filmes, hoje, é apenas uma loja que aluga DVDs, mas também vende...que contraditório!

    Toda a simbologia criada com a excelente propaganda divulgada pela Blockbuster se perdeu, antes, na sexta-feira à noite pensávamos..."Hoje é dia de sofá" (lembram da propaganda?)...agora, vamos ao cinema!

    Fernanda

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