quarta-feira, 17 de março de 2010

O PIB e as maiores cidades brasileiras

No final de 2008 o IBGE informava que os cinco estados com maior concentração do PIB brasileiro eram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Já ao término de 2009 o mesmo IBGE informou que cinco cidades concentram 25% do PIB: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Observando-se, contudo, não apenas os dados do PIB, mas os dados sobre a população, também divulgados pelo IBGE em 2009, verifica-se que São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Fortaleza são as maiores cidades brasileiras em termos de população. Os dados são curiosos e instigantes, pois revelam, para uns, e comprovam, para outros, que não há uma vinculação direta entre o que se chama de riqueza e o tamanho da cidade.

Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre não estão entre as cinco maiores cidades, mas são capitais de três dos cinco estados mais ricos da federação. Entre outras coisas, isso sugere que os padrões de consumo em Salvador e Fortaleza, terceira e quinta maiores cidades do país, são distintos daqueles de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Talvez isso explique, pelo menos em parte, o interesse que o consumo de baixa renda tem despertado em anos recentes.

Referências Conexas

SOUZA, Celina. Intermediação de interesses regionais no Brasil: o impacto do federalismo e da descentralização. Dados, v. 41, n. 3, p. 1-16, 1998.

LOPES, Luiz M.; LANZANA, Antonio E. T. Economia brasileira: da estabilização ao crescimento. São Paulo: Atlas, 2009.

3 comentários:

  1. Agora que os Royalties abandonarão o Rio, esta conta vai se modificar. Salve Ibsen!

    ResponderExcluir
  2. Se os estados exportadores deixam de arrecadar para que entrem divisas no pais, nada mais justo que os royalties do petróleo sejam distribuidos para todos brasileiros, já que petróleo está em área da união e nenhum estado produz petróleo, pois petróleo se extrai e não é produzido. Se tem algo que produziu o petróleo, esta é a natureza.

    ResponderExcluir
  3. Os royalties não é pago pela produção ou melhor, extração, do petróleo, mas pelos danos ambientais causados pelas grandes plataformas.A minha cidade, Campos, será uma das mais prejudicadas!

    ResponderExcluir