segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Se quiser beber, venha buscar

Durante a realização de eventos no Brasil e em vários outros países é bastante comum os participantes serem servidos por garçons que se dirigem diretamente até os lugares em que estão ou até as mesas que ocupam. Esse hábito não é necessariamente uma regra na Escócia. Lá, durante a realização de eventos sociais, é possível que convidados e participantes que quiserem desfrutar de bebidas precisem se deslocar dos seus lugares até o local onde elas são servidas. Esse hábito desperta a atenção porque, entre outras coisas, sinaliza a pouca propensão para hábitos serviçais entre os britânicos.

Obs.: na foto acima é possível observar garçons e garçonetes no centro do salão do Aberdeen Beach Ballroom, na cidade de Aberdeen, Escócia.

Esse post compõe uma série chamada “Nota de Viagem”. Trata-se de um conjunto de pequenas observações realizadas durante viagens.

3 comentários:

  1. Giovanni, meu irmão que fez seu casamento no estilo de cultura alemã, também fez de sua festa essa modalidade do "sirva-se você mesmo". E após os comes e bebes, a turma começou a dançar ao som de músicas típicas alemãs, cuja cultura é predominante na família da noiva. De certo, esse hábito de não utilizar garçon servindo nas mesas deve ser comum também entre os alemães.

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Meninos,

    A cultura européia como um todo é muito mais consciente do que a do Novo Mundo. Tenho um notinha de viagem pra contar. Em Paris, por conta do horário de verão, quando anoitece às 21h, eu me destraí comprando marron glacés numa confeitaria tradicionalíssima. Quando pedi para a atendente fazer embalagem para presente, ela me disse em português de Portugal bem alto: "Minha senhora, são 20h e a loja está fechando. Se quiser fazer o presente volte amanhã a partir das 10h quando abrimos, e eu farei o presente. Mas não podemos ficar mais, temos nossa vida ou a senhora acha que só turistas podem ter lazer?"
    Fiquei morta de vergonha, pois eu não havia entrado na loja há 10 minutos, eu estava lá lanchando há umas 2 horas, e o dia tão iluminado me enganou. Ela não deixa de estar certa. Isso me aconteceu tb em Berlim na KDV. Definitivamente os europeus nada têm de subservientes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adriano e Eliane,

    Essa foi uma situação inusitada para mim. Se ocorre algo semelhante na Alemanha, eu não sabia. Obrigado pela informação. No que concerne à imagem da foto, devo confessar que fiquei surpreso com o fato deles ficarem em pé, parados, com bandejas enormes nas mãos, esperando que as pessoas se dirigissem até eles para pegar as bebidas que quisessem. Lembro-me que na oportunidade eu perguntei a um professor inglês que estava sentado à mesa em que eu também estava se aquilo era comum, se fazia parte da cultura local. E ele também demonstrou surpresa.

    Abraços,

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir