segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Onde anda a poesia?

Nos dias de hoje, as editoras fazem pouco ou quase nenhum esforço para publicar poesia. Fácil de constatar. Basta olhar o catálogo de livros das editoras brasileiras e de outros cantos do mundo. Poesia não gera lucro. Livros de poesia não estão nas vitrinas das livrarias. Poetas não produzem bestsellers.

Qual o último livro de poesia que foi lido? Onze entre cada dez pessoas dirá que não lembra. A poesia ficou confinada aos concursos. Está restrita às aulas do ensino básico. Faz parte da linguagem e do universo conhecido como politicamente correto. Compõe a cena, mas ninguém vê, tampouco lê.

Lidar com poesia é ter imaginação, ser sonhador. Coloquialmente, é viver com a cabeça nas nuvens. Algo pejorativo em uma sociedade que reivindica pragmatismo, racionalidade, rapidez, objetividade. Não há interesse em poesia. Escrever poesia é perder tempo. Falar em poesia é soar estranho. Não se consome poesia.

Referências Conexas

MORICONI, Italo. Como e porque ler poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

PETER, Middleton. Distant reading: performance, readership, and consumption in contemporary poetry. Tuscaloosa: University of Alabama Press, 2005.

SHERRY Jr., John F.; SCHOUTEN, John W. A role for poetry in consumer research. Journal of Consumer Research, v. 29, n. 2, p. 218-234, 2002.

4 comentários:

  1. O leitor de poesia precisa ter a habilidade de conectar-se com o surreal...

    Considerando a lida diária do trabalhador que enfrentou horas de trabalho, sofreu no transporte público, venceu os mais diversos humores. Ele não terá ânimo para ler poesia. Seu corpo preferirá chacoalhar-se nos ritmos populares.

    Aliás penso que o problema já começa pela música, como afirmou Ruy Castro "... se as pessoas comessem a música que a mídia lhes serve para ouvir, já estariam mortas há muito tempo."

    Perdemos muito com isso, quantas pérolas deixamos de desfrutar? Ler poesia inspira obras de arte como, por exemplo, a bela interpretação de Fagner cantando Fanatismo da talentosa Florbela Espanca.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Liciane,

    Obrigado por visitar o blog e por seus comentários.

    Essa do Ruy Castro é ótima, não?

    ResponderExcluir
  3. Francisco, como há muito tempo não visitava seu blog, estou colocando a leitura em dia.
    Excelente e verdadeiro esse post sobre o não-consumo da poesia.

    Quando você diz "ter imaginação, ser sonhador. Coloquialmente, é viver com a cabeça nas nuvens. Algo pejorativo..." Deixo aqui meu testemunho de que várias vezes, apesar de todos me reconhecerem como "aquela que nasceu com Duracell" etc, já tive o desprazer de ouvir assim, "na lata", que eu era uma sonhadora e que a selva em que vivemos necessita de gente "pé no chão". Isso me foi dito num contexto no qual eu não admitia calar-me perante transações, como posso dizer?... Obscuras. Pois é isso. Os atuais homens e mulheres do mundo corporativo não leem poesia. Graças a Deus, sabe?! A poesia não os merece.

    Para lermos uma poesia, precisamos estar sintonizados na frequência dos ideais de justiça e bem-comum. Esse ideário pertence aos "sonhadores". Será?

    Essa do Ruy Castro é ótima, não? (2) :)

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, acabei de conhecer seu blog de um jeito bem peculiar, estou fazendo uma pesquisa sobre poesia para um seminário que irei apresentar na faculdade, faço pedagogia e não me surpreendi com suas colocações a respeito da cultura brasileira na atualidade e da maneira que o individuo tem levado sua vida. É verdade que estamos todos cada vez mais apressados em busca de realizações próprias cada vez mais ambiciosas e os sentimentos de amor, compaixão, solidariedade tem ficados para depois, num eventual momento que nunca chega. A poesia é toda sentimento em cada verso ou estrofe só se fala em sentimentos e a objetividade não nos deixa perceber a necessidade que estamos adquirindo desses sentimentos e isso me deixa muito triste e preocupada, por que de alguma forma é preciso mante-los vivos para que possamos passa-los adiante para nossos filhos, netos, amigos e conhecidos.

    ResponderExcluir