quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Demi & Scarlett: consumindo a própria imagem

Há cenas que são consideradas mais apropriadas para adolescentes, em plena fase de descoberta do corpo. É o caso típico de se observar incansavelmente no espelho e fotografar o próprio corpo. As redes sociais estão repletas de fotos desse tipo: não aquelas que os outros fazem de nós, mas as que fazemos de nós próprios.

Todos, em maior ou menor medida, consomem vaidade. Observar, registrar e compartilhar a própria imagem é uma forma de vaidade. Inclusive entre adultos. E não apenas adultos anônimos. De modo surpreendente, adultos famosos que estão em telas de cinema e locadoras de vídeo no mundo inteiro, e que são assediados e objeto de desejo de fãs e paparazzi, fazem algo idêntico àqueles que estão longe de serem celebridades.

Isso reflete apenas a própria natureza humana? Será uma peculiaridade da cultura pós-moderna? Ou mesmo algo que está imbricado na sociedade do espetáculo?

Demi Moore registrou sua própria imagem com um aparelho de telefonia celular e a divulgou, ela mesma, por meio da internet. Scarlett Johansson também registrou sua imagem com um celular, mas não a divulgou. Hackers acessaram o seu telefone, roubaram suas imagens e as divulgaram. Demi estava vestida. Scarlett está nua.

Referências Conexas

BAUMAN, Zygmunt. Consuming life. Journal of Consumer Culture, v. 1, n. 1, p. 9-29, 2001.

JOY, Annamma; SHERRY Jr., John F.; TROILO, Gabriele; DESCHENES, Jonathan. Re-thinking the relationship between self and other: Levinas and narratives of beautifying the body. Journal of Consumer Culture, v. 10, n. 3, p. 333-361, 2010.

SAUERBRONN, João F. R.; TONINI, Karla A. D.; LODI, Marluce D. de F. Um estudo sobre os significados de consumo associados ao corpo feminino em peças publicitárias de suplementos alimentares. Revista Eletrônica de Administração, v. 17, n. 1, p. 1-25, 2011.

THOMPSON, Craig J.; HIRSCHMAN, Elizabeth C. Understanding the socialized body: a poststructuralist analysis of consumers’ self-conceptions, body images, and self-care practices. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 2, p. 139-153, 1995.

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