domingo, 18 de setembro de 2011

Redução de embalagens

Pouca gente percebe, mas elas continuam acontecendo. A redução de embalagens, em termos de unidades e pesos em produtos comercializados no mercado brasileiro é mais comum do que se pensa. Representam um aumento disfarçado nos preços dos produtos.

Grandes companhias, como a Nestlé, por exemplo, reduzem em até 25% a quantidade dos produtos oferecidos ao mercado. Pouca gente fala sobre o assunto, praticamente ninguém fiscaliza e muito menos reclama. Como se não bastasse, o Estado é omisso e elas vicejam como ervas daninhas.

Referências Conexas

VIEIRA, Francisco. G. D. ; CRUBELLATE, João M.; SILVA, Ilse G. ; SILVA, Wânia. R. Silêncio e omissão: aspectos da cultura brasileira nas organizações. Revista de Administração de Empresas – Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2002.

VIEIRA, Francisco. G. D. A soberania do consumidor como um mito perante situações de redução de embalagens no mercado brasileiro. In: XXVII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (2003: Atibaia). Anais ... (Área de Marketing). Rio de Janeiro : ANPAD, 2003. (Versão integral em CD-ROM do Evento)

2 comentários:

  1. Olá Giovanni,

    Já viu essa redução do peso da bolacha Bono, exceto para Norte e Nordeste.: http://www.cristianomcosta.com/2011/10/redistribuicao-regional-de-bono.html

    Abraços,

    Ronei

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ronei!

    Obrigado pela sugestão do link. Não conhecia, nem sabia dessa redução com diferenciação por mercado. Muito estranho!

    Um abraço,

    Francisco Giovanni

    ResponderExcluir