quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Facebook censura "Cultura e Consumo"

Não precisa estar na China, Síria ou Irã. Basta estar no Brasil e conectado a uma rede social. No caso, o Facebook. O post “o consumo da imagem da bunda”, escrito e publicado neste Blog no dia 1/12/2011, e que possuía um link no Facebook, foi retirado do ar no dia de ontem pelo próprio Facebook. Em uma primeira análise, talvez isso possa ser atribuído a algum mecanismo de busca do Facebook, que possivelmente encontre palavras cujo teor seja considerado chulo e retire automaticamente os links que as contêm. Talvez seja esse o caso. Ou não! Os estadounidenses costumam mencionar que “errar é humano, mas é preciso um computador para por tudo a perder”. Talvez alguém da própria equipe do Facebook, em algum tipo de busca, tenha julgado ofensivo o teor do post, ainda que um adolescente em início de carreira, com 12 anos de idade, pudesse lê-lo sem o menor constrangimento. Talvez, algum praticante do catolicismo tenha se sentido ofendido com a foto do post que lembra a imagem de A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a tenha denunciado ao Facebook. Talvez isso, aquilo ou sei lá o quê. O fato é que houve censura no Facebook.

Referências Conexas

DEIBERT, Ronald; PALFREY, John; ROHOZINSKI, Rafal; ZITTRAIN, Jonathan. (Eds.) Access denied: the practice and policy of global internet filtering. Boston: MIT Press, 2008.

EBBS, Geoffrey; RHEINGOLD, Howard. Censorship on the information highway. Internet Research, v. 7, n. 1, p. 59-60, 1997.

7 comentários:

  1. Uma verdadeira barbárie... Provavelmente algum "purista" demente denunciou o link sem nem ao menos ler o post, e ele pode ter sido bloqueado. Sendo assim, teríamos que derrubar todos os links e imagens ofensivas utilizadas pelos membros das associações ateístas, que promovem uma verdadeira cruzada ofensiva contra Deus e seus seguidores. Isso sim é assustador...

    ResponderExcluir
  2. "Talvez, algum praticante do catolicismo tenha se sentido ofendido com a foto do post que lembra a imagem de A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a tenha denunciado ao Facebook"

    Sinceramente, acho isso impossível. Por tudo que roda no facebook contra a religião e que não foi censurado, não seria o seu post censurado por isso.

    Acho mais provável que a denúncia tenha partido de algum movimento feminista

    ResponderExcluir
  3. Adriano e Ronei,

    Tentei usar os links "responder" acima, em cada um dos comentários de vocês, mas não funcionou. Asim, respondo-os aqui mesmo.

    Pelo que li que vocês escreveram, parece mais provável que alguém dencunciou o link. Fiquei, então, a pensar com meus botões: se basta alguém denunciar que o Facebook tira do "ar", então é fácil, extremamente fácil, como diria a banda Jota Quest, boicotar ou bloquear conteúdos no Facebook. Basta denunciar e pronto?! Se o sujeito se sentir ofendido por alguma coisa ele(a) denuncia e logo está fora do "ar"?! Se essa moda pegar, o Facebook pode virar um território de grande disputa. Há muita bobagem no Facebook e conteúdos de cunho racista, sexista e partidário, por exemplo. E isso tudo pode ser objeto de embate.

    Grato a vocês pela interação e comentários.

    Francisco Giovanni Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é apenas denunciar, o Facebook deve realizar alguma avaliação. Contudo, pelo que sei, tanto o Facebook como outras redes sociais possuem alguns grupos de "apadrinhados", as ditas minorias, que possuem uma forte influência sobre o que pode ou não rodar na rede. Pode parecer meio absurdo, mas várias citações bíblicas já foram censuradas por serem homofóbicas... Agora o contrário, a censura por causa de uma ofensa ao Cristianismo, como seria o seu caso, nunca li a respeito.
      Um Abraço

      Excluir
  4. Olá Prezado.

    Veja pelo lado bom: se a imagem não fizesse alusão ao cristianismo e sim a outra religião (não farei menção específica para manter a polidez) quem poderia ter sido censurado (!) seria você, ao invés do post!!! Brincadeiras a parte, escrevo para dizer que terminei de assistir (finalmente!!!) a série Roma, não apenas a primeira, mas também a segunda temporada. De fato, é excelente. Penso que mereceria um comentário teu no blog, pela excelência da produção e pelos aspectos de cultura, civilização, história, cotidiano, e mesmo de consumo, trabalhados na série. Por exemplo, ela serve muito bem para termos uma ideia do panorama cultural de onde emergiu, em grande parte, a civilizaçao ocidental.
    Grande abraço a você.
    Crubellate

    ResponderExcluir
  5. Ronei,

    Obrigado, mais uma vez, pela interação. Ainda não sei bem ao certo porque o post foi retirado. ACrescentei algumas conjecturas às possibilidades iniciais, mas ainda nada conclusivo. Estou verificando a possibilidade de contactar o Facebook para entender a política deles de retirada de posts.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Crubellate!

    A série Roma realmente é muito bem feita e traz inúmeras lições. Você apontou bem: assistindo a série podemos entender melhor hábitos e práticas religiosas, políticas, comportamentais e de consumo contemporâneos. Indiscutivelmente a civilização ocidental está atrelada à Roma (e à Grécia).

    Um abraço.

    ResponderExcluir