segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Índice de novos valores da Vale




A Vale, mineradora de atuação global e que tem sede no Brasil, criou o que ela chama de Índice de Novos Valores (INV). Segundo descrição da própria companhia, trata-se de " (...) uma ferramenta que acompanha, em tempo real, quantas vezes são mencionadas na internet e nas redes sociais palavras (...)" que correspondem a valores.

Em sua descrição, a Vale sugere que rede social é rede social virtual. Sugere, também, uma separação entre internet e rede social virtual. Nesse caso, repete o uso impreciso da expressão por parte da mídia de difusão. Estranho. Difícil pensar a segunda sem a primeira. Já em outro momento, a Vale trata índice como sinônimo de ranking.

Em que pesem as interpretações acerca da internet, a Vale promete acompanhar "(...) 24 horas por dia o que é falado em sete idiomas, em 13 países: Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Moçambique, Japão, China e Austrália".

Como o índice - ou ranking - muda em tempo real, não há como definir, em um horizonte de tempo maior, qual o valor que é o mais importante em cada um dos 13 países. Os valores em alta ou em baixa em cada país sempre serão concernentes a uma hora específica de um determinado dia. Logo, é possível haver ou não uma repetição de valores em um dado país ao longo de diferentes horas e dias.

Nesse sentido, o índice é mais útil como peça de entretenimento do que efetivamente como indicador dos valores relativos a um povo, país ou continente. Afinal, ele reflete o caráter fugaz das redes sociais virtuais e o consumo instantâneo daquilo que nelas é veiculado.

Apenas a título de curiosidade, relaciono logo abaixo, nas Tabelas 1 e 2, alguns valores em baixa e em alta nos países e, por conseguinte, continentes, escolhidos para identificação do INV da Vale.     

Tabela 1 - Valores em alta e em baixa, conforme país, segundo o INV da Vale em 24/08/2014 

 País
Valor em Alta 
Valor em Baixa 
Alemanha
Segurança
Parceria 
Argentina
Simplicidade 
Segurança 
Austrália
Parceria
Simplicidade
Brasil
Simplicidade 
Parceria
Canadá
Segurança 
Parceria 
Chile
Respeito
Segurança 
China
Liberdade
Amizade
Espanha
Diálogo
Segurança
Estados Unidos
Amizade
Sustentabilidade
França
Segurança
Parceria 
Japão
Solidariedade
Diálogo 
Moçambique 
Sustentabilidade
Parceria 
Reino Unido
Segurança
Sustentabilidade 
Fonte: INV em 24/08/2014.

Tabela 2 - Valores em alta e em baixa, conforme continente, segundo o INV da Vale em 24/08/2014

 Continente
 Valor em Alta
 Valor em Baixa
 África
 Sustentabilidade
 Parceria
 América do Norte
 Amizade
 Sustentabilidade
 América do Sul
 Simplicidade
 Parceria
 Ásia
 Liberdade
 Diálogo
 Europa
 Segurança
 Simplicidade
 Oceania
 Parceria
 Simplicidade 
Fonte: INV, em 24/08/2014.

Referências Conexas

Burroughs, J. E.; Rindfleisch, A. (2002). Materialism and well-being: a conflicting values perspective. Journal of Consumer Research, 29(3): 348-370.

Rokeach, M. (1973). The nature of human values. New York: Free Press.

Schwartz, S. H. (1994). Are there universal aspects in the structure and contents of human values? Journal of Social Issues, 50(4): 19-45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário